quinta-feira, 9 de abril de 2015

Santidade ao Senhor - Jhony Oliveira

Postado Por: with Sem Comentarios
  A palavra hebraica geralmente traduzida por santo, é a palavra ?kadosh?, que corresponde à palavra grega ?agios? que na origem significavam simplesmente separado.
"Deus é Santo e nos manda sermos santos" - separados. Desligados da carne. Diferentes do mundo.

Santidade é o principal atributo de Deus e uma qualidade a ser desenvolvida em seus seguidores  que aparecem muitas vezes na Bíblia. No Velho Testamento, a primeira palavra para santidade significa cortar ou separar. Santidade é um corte ou separação de algo impuro e consagração ao que é puro.No Velho Testamento, santidade, quando aplicada a Deus, se refere ao seu domínio sobre a Criação e à perfeição moral de Seu caráter. Deus é santo na medida em que Ele é completamente distinto da sua criação e exerce soberana majestade e poder sobre ela.Sua santidade é um tema de vulto nos Salmos (Salmo 47:8) e nos Profetas (Ezequiel 39:7), onde "santidade" emerge como sinônimo para o Deus de Israel.No Velho Testamento, santidade de Deus significa que o Senhor é separado de tudo que é mal e corrompido (Jó 34:10). Seu caráter santo é o padrão de absoluta perfeição moral (Isaías 5:16). 

A santidade de Deus - sua majestade transcendente e pureza de caráter - é habilmente apresentada no Salmo 99. Os versos 1-3 retratam a distância de Deus das coisas terrenas. A santidade descrita no Velho Testamento tem dois sentidos: 

1. Exterior ou cerimonial 
2. Interior ou moral e espiritual 

A palavra grega usada no Novo Testamento equivalente à hebraica para santidade significa um estado interior de liberdade de falha moral e relativa harmonia com a perfeição moral de Deus. A expressão "semelhança de Deus" contém o sentido da palavra original grega para santidade. Testamento assumiram o retrato de deidade do Velho Testamento, santidade é atribuída a Deus em poucos de seus textos. 
Jesus afirmou a natureza ética de Deus quando ensinou seus discípulos a orar que o nome do Pai deve ser honrado pelo que Ele é, "Santificado seja o o teu nome" (Mateus 6:9). 
Santidade significa: separação total a Deus, dedicação total a Deus, vem de sagrado, consagrado. Sem um coração santo não se pode viver em santidade.Santidade é o clamor do coração de Deus para o seu povo desde a Antigüidade até os dias de hoje.Vivemos num mundo que tem sido manchado, por milhares de anos, pelo pecado. Estamos rodeados por violência, pornografia, desonestidade e falsa religião. Deus não pretende que nos isolemos deste mundo (João 17:14-21), mas que fujamos dos seus pecados (1 Timóteo 6:11) e brilhemos como luzes num mundo de trevas (Mateus 5:14-16). Nunca foi fácil viver como povo santificado num mundo de corrupção e injustiça, mas é possível. Jesus provou isso durante uma vida de pureza sem pecado. 

Bibliografia: 
http://www.vivos.com.br/313.htm
http://www.dicionarioinformal.com.br/santidade/
http://www.webartigos.com/artigos/o-que-e-a-santidade/5485/
http://www.estudosdabiblia.net/d19.htm
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário